sábado, 5 de janeiro de 2013

O windows não pode se conectar a rede

Problema resolvido em minutos, não graças ao Google ou ao Clube do Hardware, mas por tentativa e erro. Considerando que não há problemas com o roteador ou com o seu adaptador de rede, este problema acontece quando há incompatibilidade entre a rede e o adaptador, resta a você descobrir qual a incompatibilidade, e por tentativa e erro. Culpemos também a incompetência do solucionador automático de problemas do windows, que nunca me resolveu algo.

Primeiro passo é conectar seu computador em outra rede, se conectar, ok, não há problemas no computador. Depois conectar outro computador na rede, se conectar, ok, não há problemas na rede. Sei que eu pareço uma atendente de telemarketing da Vivo Speedy pedindo pra você fazer um teste infeliz, mas vale a pena. Afinal esses dias mesmo perdi tempo tentando arrumar meu roteador até descobrir que o cabo de rede não estava conectado nele ;) Pontos para mim!

Para identificar a incompatibilidade, acesse o seu roteador em 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. E modifique cada uma das configurações abaixo isoladamente, ou seja, muda uma configuração, salva e tenta conectar, se não der certo, retorna à configuração original do roteador, muda a próxima característica  e tenta de novo.
Em todos os passos, é necessário você apagar a rede da memória do windows na central de compartilhamento (Vista e Seven) ou nas configurações avançadas de rede (XP).

 - Mudar o canal da rede;
 - Mudar a banda para Misto;
 - Mudar a banda para G;
 - Mudar a banda para B;
 - Retirar a segurança da rede; Se for isso, coloca novamente a segurança da rede e altera o protocolo para WPA, depois para WPA2 e vai tentando;
 - Desativar, se houver, a rede de 5GHz e manter apenas a de 2.4GHz
 - Desativar qualquer DMZ e zerar os endereços MAC já registrados em DHCP, para ele atribuir novos IPs para todas as máquinas.

Estes são os principais passos, se não der certo, há uma última tentativa. Nas configurações de rede e depois nas propriedades dos protocolos TCP/IP verifique se sua máquina está "recebendo IP automaticamente", DNS etc. Ou se a máquina está atribuindo um endereço de IP.
A configuração mais usual é "atribuir IP automaticamente".

No meu caso o notebook de um cliente não conectava na rede por não ter um adaptador compatível com a banda G, agora o roteador está com a banda mista.

6 comentários:

  1. Rapaz! Você salvou meu dia com este post!
    Obrigado e parabéns pelo blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal sempre venho aki pra solucionar meus problemas com o PC , mais agora ele não entra na internet de jeito nenhum , ele é xp e aparece q um cabo está desconectado , mais esse mesmo cabo entra de boa na internet em outro PC , oq fazer ???

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal sempre venho aki pra solucionar meus problemas com o PC , mais agora ele não entra na internet de jeito nenhum , ele é xp e aparece q um cabo está desconectado , mais esse mesmo cabo entra de boa na internet em outro PC , oq fazer ???

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica,mais comigo ta acontecendo diferente,eu não tô conseguindo no meu notebook,somente pelo celular com a mesma conexão de rede.pelo notebook quanto eu tento aparece essa mensagem ''O windows não pode se conectar a rede'' ja pelo celular não pede nada sendo que eu tô usando a mesma internet e da mesma rede wireles...Como faço pra resolver esse problema?Vale lembrar que a internet que eu tou usando é do meu vizinho e não tem como fazer esse método aí da dica.

    ResponderExcluir
  5. Quem precisar, eu consegui resolver mesmo o problema foi com essa dicas aqui: O windows não pode se conectar a rede

    ResponderExcluir
  6. Genial! Parabéns pela iniciativa e conteudo compartilhado!

    ResponderExcluir