terça-feira, 2 de outubro de 2012

Software gratuíto / Freeware para ler bluray

Salve leitores do blog! Se você está lendo este texto, você já deve estar de cabelos brancos por procurar um freeware descente para ler blueray. É uma tarefa bastante ingrata, reconheço. Mas aprecie a leitura porque a resposta você já encontrou.

Adianto que estou escrevendo este texto em Outubro de 2012. Creio que em alguns meses alguma alma caridosa desenvolva algum freeware sem adware para ler blueray.

Fazia alguns meses que eu não escrevia no meu blog. E assistindo quase 5 mil visitas por mês, eu precisava atualizar alguma coisa neste blog, mas a falta de tempo não me deu muita margem para ter problemas com eletrônicos ou com meu computador. Busquei na memória e lembrei de algumas semanas atrás que meu único leitor de blueray (do notebook) quase fez meu namoro acabar por pirraça da minha namorada que queria assistir o filme que tinha acabado de chegar de uma compra online.

Existe um software gratuito que lê blueray. É o "Acer Deluxe" um software da Acer "multimídia" são mais de 500MB porque ele instala uma central que faz de tudo, mas com funções bem inúteis, exceto o leitor de Blueray. Por motivos óbvios não vou nem tentar dar upload deste freeware, apesar da distribuição livre você só acha ele no site da Acer.

A parte chata é achá-lo no site da Acer.  necessário pesquisar por "suporte" de notebooks, escolher um modelo de notebook com blueray e torcer para que naquele modelo escolhido a Acer tenha disponível o Acer Deluxe. Em algumas tentativas você eventualmente acabará encontrando o programa para download.

Outra solução: Baixar codecs de leitura de blueray para o "Classic Media Player", funcionou com algumas pessoas pelo que li em fóruns, mas não para mim. Disponível no baixaki.

Entretanto, como nem tudo dá certo pra mim (e para a maior parte dos leitores deste blog), (aqui que começou meu problema) o software da Acer insistia em uma maldita atualização toda vez que eu colocava o filme da minha namorada. O software funcionava muito bem com outros filmes, mas esse Senhor dos Anéis tinha algo especial que o Acer Deluxe queria ler, mas precisava de alguma atualização que não existia nos servidores da Acer.

A busca que era pra terminar no baixaki, evoluiu muito. Cheguei a tentar usar demos e sharewares, até alguns reconhecidos como MAC blueray player, DVIX e VLC não deram certo. O primeiro travava a cada 5 minutos atrasava a voz com a imagem, os outros dois nem conseguiam ler.

A solução foi um software de muita qualidade que achei por acidente instalando de tudo que eu via pela frente, "DVDFAB". Baixei e testei, software leve e que aguentou o filme tranquilo. Infelizmente ele é pago.

Se as outras duas soluções freeware acima não deram certo, lamento desanimá-lo. Hoje, não há nada que vá atendê-lo,  exceto o DVDFAB. Prepare o bolso ou baixe o desbloqueado pelos sites underground da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário