quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tornando seu Ipad / iphone / Ipod Touch um dispositivo USB de armazenamento em massa

Para essa postagem eu vou caprichar muito nos marcadores (tags), pois sei que muita gente quer a informação que eu encontrei. Feliz você que chegou nesta página e vai direto para a solução, foram cerca de 15 horas (em cerca de 3 dias - sim, estou temporariamente sem emprego -) pesquisando está informação, até que eu acertei na palavra chave e encontrei facinho o que eu buscava.

Acontece que os docks (o encaixe dos gadgets da apple), apesar de serem fisicamente universais, não são compatíveis com todos os acessórios. Meu carro tem um plugue para Ipod, onde eu posso plugar este aparelho e ouvir as músicas pelo som do carro, com iphone ele funciona também, mas para Ipad (que eu tenho), de forma alguma. A mensagem "This accessory is not supported by Ipad" segue de outra mensagem dizendo "Charging is not supported wit this accessory" e nada do som sair nas caixas do carro.

Caro leitor, já lhe adianto que até hoje, não há alteração no sistema de seu aparelho, programa do appstore, cydia, alteração do arquivo iapd, entre todos os outros vários recursos que vão fazer seu dock antigo plugar com seu aparelho. Espero que no futuro tenha uma solução (e se alguém tiver, ficarei extremamente grato se puder me apresentar na aba de comentários).

Com um Ipad cheio de arquivos modificados no sistema, me tomou um tempo até voltar tudo ao normal, mas deu certo. Fui para a segunda opção e haja palavras-chave no google para achar informações sobre transformar meu aparelho em um dispositivo USB.
Adianto que o usuário não deve buscar softwares para computador, mas apps que tornem o seu gadget compativel com o armazenamento em massa, ou seja, o file transfer protocol. Localizei um programa, testado no Ipad 3.2.1 com jailbreak que permitiu que eu colocasse arquivos no Ipad como se ele fosse um pendrive (flashdrive) e o aparelho do meu carro reconheceu o Ipad também desta forma. Ainda foi possível utilizar paralelamente qualquer programa dele.

O programa deve ser manipulado com paciência, já que você, através dele, deve criar uma partição de um tamanho qualquer para poder colocar os arquivos, sendo possível colocar quantas partições você quiser. Ele também precisa reiniciar seu aparelho para mudar o protocolo de transferência de Drive USB para Itunes e vice-versa. Aos requisitos:

- Aparelho apple destravado <4.0 (aparentemente não funciona com iOS 4.0 ou superior, mas vale a tentativa).

- Cydia

- Adicionar a fonte (repo) no cydia: http://apt.dmytro.me

- Baixar deste repo o programa USB Drive

- Seguir as breves instruções que passei no parágrafo anterior.

Agora vou buscar um app que substitua o app Ipod, já que as músicas que entram pelo Itunes e que entram pelo USB Drive são as mesmas, mas em locais diferentes.

Boa sorte!

Fonte: www.ijailbreak.com/applications/cydia-app-make-your-iphone-a-fully-functioning-usb-drive/#dsq-form-area

2 comentários:

  1. Olá! Consegui conectar meu ipad 2(ios 5.0.1) no som do carro e no som de casa pela porta usb com a sua ajuda! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, baixei o app pelo cydia no meu iphone 4s(ios 5.1.1), instalou e abriu tudo bonitinho mas na hora de funcionar...
    quando vou criar a partição ele dá um erro e quando tento trocar o modo (itunes + Drive, Custom...) ele pede pra reiniciar e n reinicia, fica paradão.

    ResponderExcluir