domingo, 24 de janeiro de 2010

Canais de rede sem fio - wireless channels

Meu quarto / escritório tem algum bloqueio para o sinal de rede sem fio. Na porta do meu quarto o sinal é bom, dois passos a dentro se não cai o sinal, eu devo rapidamente me deslocar com meu notebook para mesa onde trabalho, deixando o notebook um pouco para a direita, única posição que ele recebe sinal para manter-se conectado ou conseguir receber um ip sem ficar com a conexão nula ou limitada.

Após trazer o roteador Dl-524 da Dlink (um roteador mais ou menos... Não aceita de forma alguma ser um acess-point ou repetidor [já pesquisei de tudo na net pra isso]) para o quarto do meu irmão (mesmo andar a cerca de 10 metros do meu quarto) e instalar uma antena omni-direcional de 50 cm de altura, o sinal melhorou na casa toda, menos no meu quarto [contemplando agora a rua também]. A única vantagem é que o notebook pega agora na minha mesa de trabalho inteira, sem ter que ficar um pouco para a direita.
Os sinais continuavam baixos nas outras partes do quarto.

Deve haver algum encanamento que prejudica a recepção, uma vez que sinais sem fio não atravessam água. Buscando na internet achei um site interessante sobre uma pequena amplificada no sinal através da mudança de canais. Vou resumir o aprendizado, segue imagem e fonte:
fonte: http://www.moonblinkwifi.com/2point4freq.cfm

O seu roteador sem fio distribui a rede através de uma frequência de ondas, todos eles permitem que o sinal corra em pelo menos 11 canais (roteadores homologados pela anatel) e 15 canais (não homologados). Cada canal tem uma faixa de frequência que irá atuar.
1 - Como escolher a mais adequada para você?
2 - Como fazer isto no seu roteador?

1:
Eu testei todos os canais e verifiquei que os canais 9 e 4 me permitiam o deslocamento do notebook pelo quarto, assim como melhor recepção em outros cômodos.

Fatores que influenciam na escolha:

- Telefones sem fio de 2.4 Ghz: verifique que é a mesma frequência utilizada pelos canais mais baixos.
- Vizinhos na mesma frequência: como a maioria das pessoas não manja de informática e têm redes sem fio hoje em dia, os roteadores vêm configurados na rede 6, então grande parte das redes esta no canal 6 e como consequência todos terão um nível de ruído e interferência maior dando por consequência sinal mais fraco nos canais 5, 6 e 7. Isso acontece principalmente em prédios.
Claro que pode acontecer de todo mundo configurar em outro canal, ou a empresa ao lado usar a rede no canal 10 e esta ser uma grande faixa de inerferência para você, por exemplo.
- Outros aparelhos em fio com esta frequência de trabalho.
- Microondas - Trabalha na mesma faixa que o telefone
- Detector de movimento: Sei daqueles que acendem a luz, eles trabalham nesta faixa. Mas os da Gleid eu já não sei.
- Wlak-Talk e redes semelhantes de transmissão de dados e voz.

Enfim, o ideal é você testar, de repente mesmo com 2 microondas ligados e você na cozinha, o canal 1 é o melhor. Ou o canal 6 lhe atende bem...

2:
O ideal é você olhar embaixo do seu roteador (costuma ter um adesivo intuitivo) ou no manual do seu aparelho. Conectado a ele pela rede sem fio ou com fio, você digita no seu navegador algo do tipo 192.168.0.1 ou 1.1 ou 0.0, varia...
Então você terá acesso a um setup, lá basta encontrar as informações sobre wireless, costuma estar junto com a definição da uma senha.

Se não souber ou não quizer arriscar, chame alguém para fazer isto para você, nada muito complicado, mas efetuar uma configuração errada pode prejudicá-lo em sua conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário