sábado, 8 de agosto de 2009

Instalando o SO windows XP / Vista no Acer Aspire 5738-6488 / 5738g-6488

Comprei esta semana um laptop novo. Estava querendo um que fosse portátil, que me permitisse jogar o que eu quisesse, além de ser bom para passar bastante tempo digitando. Pois eu uso muito o teclado numérico para meu trabalho e preciso de um teclado ergonômico e com padrão brasileiro para fazer muitos (e demorados) trabalhos da faculdade.
Esse laptop além da placa de 512 MB Gforce G105M, e ter leitor de blueray (que logo farei um tutorial sobre como instalar ele, pois o drive não reconhece) é lindo, pois tem a superfície metálica e no interior é bem delicado o acabamento.
Queria mesmo um outro modelo, Acer também, com a Geforce 9600GS (acho que é esse o nome) e com monitor de 17 pol. mas a loja não tinha disponível. De início fiquei um pouco chatiado, pois não tinha em lugar nenhum e imaginei que a diferença fosse gritante, pois tem uns sites na internet que comparam o desempenho das placas. No final essa placa roda tudo como eu quero mesmo (até agora), vou instalar o Medal of Honor e o Crisis, é ai que eu vou constatar se a placa é boa mesmo. Quanto ao monitor, tem saída HDMI o notebook, ai eu jogo os jogos com a imagem na minha TV, fica show.

Se você achou esse blog porque esta pensando em comprar esse modelo, eu até agora gostei, só achei o som dele fraco. No modelo tem só dois problemas que achei até agora: um problema de aquecimento pra quem joga muito, mas que já achei uma solução e colocarei na próxima postagem. E um problema tosco de falta de atenção da Acer: O cabo de energia solta com muita facilidade do computador. É eu mudar o laptop de posição algumas vezes que ele começa a soltar. Em 5 dias desliguei o computador umas dez vezes pela corrente elétrica.
Outro problema: por ser um modelo novo (pelo menos agora em Agosto/09) o notebook não tem quase nenhuma informação em fóruns pela internet, se der algum pane você vai sofrer um pouco pra achar a soluçaõ.

Voltando ao assunto, de interesse de quem já comprou o computador... E de quem tem outros Acer, pois muitos deles vêm [regras ortograficas ainda válidas] da mesma forma. Ele vem com o sistema Linux instalado, uma variação chamada Limpus. Não se preocupe se você ficar estagnado ali na root @admin, pois este sistema é apenas um de comandos (tipo DOS da microsoft), não tem interface gráfica.
Colocava o CD do windows XP ou do Vista e os dois falavam que havia defeitos no HD. Ai eu tinha um CD do Ubuntu 7 e coloquei. Rodou! Entrei no sistema Linux pela primeira vez da minha vida, achei rasoável por ser um sistema rodando a partir do CD. Ai tinha a opção de formatar HD, tentei formatar no FAT32 e nada, pois o Linux tem outro sistema de formato de HD. Tirei o CD e fiuei pensando no que fazer, então achei em um site uma dica que me deu uma luz: O XP não tem suporte para os HDs Sata (tipo de conexão mais recente, rápida e confiável do que a utilizada há algum tempo).

Daqui para baixo a solução:
Quando o computador inicia, aparece na tela "pressione F2 para entrar no Setup" ou talvez delete em outros computadores. Ai você esta dentro da Bios [Vida] do computador, qualquer configuração errada ou imbecil você pode compormeter o computador, não fique tentado a mudar muita coisa, faça tudo sobre sua responsabilidade.
Mude para a aba que é relativa a informações sobre o seu HD, você encontrará uma informação que pode ser editada: Sata - ATA. Mude para: Sata - IDE.
Depois vá em Boot e deixe o drive do CD no número 1. Coloque o CD do Windows e agora dara tudo certo.

23 comentários:

  1. Comprei esse modelo também, excelente aquisição.

    Porém não consigo fazer funcionar o Bluetooh.
    Se conseguir, poste aqui, ok?

    Para Blu-Ray estou usando o PowerDVD 9 Ultra.

    Obrigado,
    Peter

    ResponderExcluir
  2. Valeu Peter!
    To gostando do brinquedo também.

    Estou neste exato momento procurando por informações do bluetooth. No meu também não pegou.

    Estou achando que esta carcaça é universal para toda a séria 5738G e que talvez, em específico, o 6488 não tenha. Tomara que eu esteja errado...

    ResponderExcluir
  3. Opa, procurando por informações sobre o notebook achei o seu post, também comprei este modelo de notebook, estou gostando dele, tp fiquei um pouco assustado com o aquecimento ele esquenta bem, ele não tem bluetooch interno apesar do botão no teclado.

    Como vc resolveu o aquecimento ? com aqueles coolers de notebook ?

    claytont@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Clayton,

    Lá no canto direito tem um link em "acesse todas as postagens". Eu coloquei um tutorial sobre como dar um jeito no aquecimento.
    Baixei um software (lá tem o link) que monitora a temperatura e fui aprendendo a mexer com ele, ai quando o Pc esta usando seus recursos no máximo eu ativo o software que controla a voltagem dos processadores, diminuindo a temperatura do PC.

    ResponderExcluir
  5. Oi...compreio o modelo5738G-6488....vc saberi me dizer se a memória dele é expansivél até 8GB???

    magekamvm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá .....

    Sobre o aquecimento do aspire 5738g... ache no site da acer uma advertencia sobre esse aquecimento....lá eles explicam o pbm e fornecem a solução...... vai o link: http://br.acer.com/acer/service.do?LanguageISOCtxParam=pt&ctx2.c2att1=29&CountryISOCtxParam=BR&ctx1g.c2att92=492&ctx1.att21k=1&CRC=2739724751

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigo, agradeço informação. Só não consegui acessar o site porque esta fora do ar o link da Acer, mas obrigado mesmo, nem sabia que a Acer tinha se atentado ao problema.

    Michael, desculpe, mas não sei informar...

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, de grande ajuda as informações que postou, também comprei um Acer 5738g-6488, e infelizmente, na ansiedade por instalar logo o Vista, acabei por formatar inclusive a partição que supostamente viriam alguns utilitarios e agora tento correr atrás do prejuizo. Se por acaso alguem que leia este post puder fazer o Upload desses utilitarioss e disponibiliza-lo aqui por algum link, agradeceria muito, pois em nenhum dos sites de Acer achei algum link para recuperar estes arquivos. Leandro H, se puder disponivilizar estes arquivos via algum link aqui, estaria salvando alguns afoitos e desesperados por recuperar estes utilitários. Abraço a todos. Diogo

    ResponderExcluir
  9. Olá Diogo,

    Eu formatei todas as partições por completo e instalei o windows, que instalou normalmente. Não sei ao certo de quais complementos você esta precisando, se eu tiver aqui, dou um Upload, sem problemas. (isso depois de eu ir na BIOS e mudar o HD de SATA para IDE)

    ResponderExcluir
  10. Por favor, comprei tambem um acer 5738G-6488, estou com problemas que quando estou digitando texto no site da gmail ou word, ele do nada retorna para um ponto atras, alguem tem alguma informaçao sobre como corrigir isto. Também gostaria de ajuda pois estou com o vista ultimate instalado e nao consegui fazer o bluetooth.

    ResponderExcluir
  11. Oi Edson,

    Descobri, junto com um comentário anterior que o nosso notebook não tem suporte bluetooth. O botão existe só porque fica mais barato pra Acer desenvolver notebooks sob uma mesma plataforma.

    Quanto ao texto pular de um lado para outro, provavelmente é o seu mouse. Tem um botão do lado do mouse que é um quadradinho com um dedo apontando. Quando for digitar, aperte ele. Ele bloqueia o mouse do notebook, é so deapertá-lo para fazer o mouse voltar a funcionar novamente.
    Acontece que as vezes passamos a mão perto do mouse enquanto digitamos e ele reconhece como um clique, uma vez que ele funciona por sensor de calor. Ai o texto pula para o lugar que o mouse esta paradp (pode reparar).
    Espero que isso o ajude!

    ResponderExcluir
  12. oi eu acabei de colocar W xp 32
    e tenho um probleminha!
    como faço p instalar os drivers?
    estou sem o cd
    obgado!

    ResponderExcluir
  13. Tem que procurar na net driver por driver... Procura atualizar o XP para o SP2 que a maior parte dos dispositivos já instala automaticamente.

    ResponderExcluir
  14. Meu irmão comprou este notebook esta semana e peguei o mesmo para formatar e colocar o windows 7. Fiz igual o amigo acima, para rodar blu-ray, somente com o Power DVD 9 Ultra. O bluetooth não funciona por nada mesmo, e como disseram acima, creio que não tenha mesmo. Bom, o melhor lugar para baixar os drivers é no site da Acer mesmo. Tive um problema na webcam, tive que baixar as duas alternativas de drivers, daí funcionou 100%. O som também estou achando estranho, mas é agradável, razoável. O blu-ray depois de instalado e funcionando certinho é ótimo. Também reparei que ele esquenta um tanto mesmo, e estou a procura de soluções também, vou visitar os links que falaram acima pra ver se eu resolvo este pepino. Abraços. Qualquer coisa, meu email é andersonthiago@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Valeu Anderson! O meu já não esquenta mais, depois da atualização da bios nos links de cima. Se você voltar no blog, procura colocar os links de onde você baixou o drivers da webcam, se alguém vier a instalar o windows7.

    Meu blue-ray eu executo com o Acer Arcade Deluxe.

    O som é meio fraco mesmo quanto a potência, mas acho de ótima qualidade.

    []´s!

    ResponderExcluir
  16. Com relação aos utilitarios que vem junto com o notebook numa partição à parte??? Alguém conseguiu achar estes aplicativos/utilitários?? E outra, esse botão "Acer PowerSmart" ainda não consegui fazer funcionar, é como o botão do bluetooth?? apenas enfeite?? Se alguem estiver disposto disponibilizar estes progs, coloquem um link aqui nos comentarios, ou por favor me mandem um email.
    Obrigado. diogoribeiro82@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Diogo,

    O meu veio um sistema Linux, não lembro se tinha partições. Mas juntei tudo e mandei o XP SP2 (melhor sistema que existe). Não há partições agora.
    Definido, botão de bluetooh é só enfeite. Eles usam a mesma plataforma para vários notebooks, por isso que tem o botão.
    O Acer powerSmart acende, mas não faz nada. Tenho um programa (disponível no post acima) que faz um controle rigoroso da duração da bateria, muito bom pra cronometrar o tempo restante. O jeito é apertar "FN" e tecla "seta para a esquerda" ai diminui a luminosidade e aumenta bastante a bateria do note!

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, eu quero comprar um Notboock, vcs achão bom eu comprar este?
    Hoje ele ta valendo uns R$ 2.500,00
    Valeu a pena, comprar ele?
    Eu quero um bom que tenha uma boa placa de video.

    Qualquer coisa este é o meu e-mail richardmatte@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Vale sim DJ, mas procure melhor. Paguei no meu 2.800 há um bom tempo, hoje ele deve estar mais barato que 2.500.
    O único problema dele é o som baixinho, fora isso, excelente computador para trabalho e jogos. Desemprenho e durabilidade muito bons.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal,
    Eu tenho um acer 5738g-6536, que possui este botão PowerSmart tambem, depois de pesquisar bastante eu descobri que o problema do meu note era a versão da BIOS. Com a versão 1.13 o botão abre o aplicativo PowerSmart Manager direitinho.

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  21. Alguem pode me ajudar estou com problema que tem um dispositivo desconhecido que não consigo achar drive e nem sei o que é, os itens basicos dele estão todos instalados, estou usando o Vista Ultimate 64 bits. Outra coisa, não consigo um software para tocar Blue Ray, não acho no site da Acer.

    ResponderExcluir
  22. Edson, você deixou qualquer técnico de mãos atadas :) Não tem como ajudá-lo, as informações precisam ser mais precisas. Fala o que não está funcionando no seu notebook que facilita para mim e outros visitantes para lhe ajudar.
    Mas se está tudo funcionando ok com um dispositivo perdido lá... Deixa ele. Tenho um controlador de barramento SM sem funcionar aqui desde minha última formatação, meu note está 100%.
    Para tocar blueray, baixa o freeware da própria acer: "acer arcade deluxe", eu gosto bastante. Tem disponível em vários sites.

    ResponderExcluir