sábado, 8 de agosto de 2009

Acer ou qualquer notebook resetando sozinho durante jogos/filmes ou esquentando muito

Depois que adquiri meu primeiro notebook Acer (técnicamente o primeiro da minha vida, já que os outros dois que tive, um meu pai me deu e o outro foi rolo) e fui jogar por umas duas horas, o computador desligou sozinho. Pensei que o cabo de energia tivesse soltado por algum motivo. Voltou a acontecer depois mais duas vezes, ai coloquei a mão embaixo do notebook e ele estava estremamente quente.
A ventoinha deveria ser mais forte e dicipar o calor para frente e não para baixo, enfim...

Antes de continuar, certifique-se que não tem sujeira impedindo a passagem de ar pela grade do coller e de que a bateria não esta plugada junto ao cabo de energia, pois a bateria esquenta ao carregar e ajuda a esquentar o computador também.

Buscando pela internet informações, constatei que era desligamento automático para que o computador não tivesse danos em suas peças pela alta temperatura. Achei o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2H8bdL_jY5g

Ao digitar no google "acer overheating", notebook reiniciando jogos, notebook esquentando, "acer aspire" temperature, acer travando quente, etc. Descobri que os Acer há muito tempo sofrem de super-aquecimento, até teve um recall de seus desktops.
Tem uma galera que tem isso nos desktops. Eu tive o meu desktop, quando montei um na Sta. Ifigênia, esquentando muito e travando as vezes. A solução não é perder tempo buscando milagres na intenet ou em programas, basta comprar um cooler bom. Não custa caro (afinal é um ventilador miniatura). Comprei na época um tal de Volcano IX, aquilo se eu colocasse no teto já daria diferença no computador. Então se seu problema é com desktops, prolongue a vida útil do seu PC e coloque mais um cooler.

Já para notebooks não há muitas soluções, tem uns acessórios disponíveis no mercadolivre que são exaustores USB para colocar na grade do cooler do notebook e umas bandejas que são dois coolers que ficam embaixo do PC, também alimentados pela USB. Mas eu acho muito feio pra deixar na minha mesa e nada prático carregar por ai. Talvez eu acabe comprando um exaustor USB lá, pois apesar de eu não ter muito tempo livre para ficar jogando, pode ser útil algum dia ter um desses na gaveta. Me deram uma solução prática mas nada estética: Colocar um "calço" embaixo do computador para ele ficar levantado e passar um vento embaixo. Até ai eu podia por um pano úmido no freezer e por embaixo do PC quando eu fosse jogar também, mas eu quero meu notebook funcionando decentemente sem gambiarra.

Minha primeira tentativa de solução foi achar um gerenciador de cooler, pra deixar o negócio no máximo o tempo todo. Procurei por Acer Fan controler; cooler monitor; tweak fan cooler; a1ctl (que só funciona no Acer Aspire One mesmo, mas tem essa função); cooler softweare, etc.
Acabei achando só uns monitores de temperatura e uns dois programas mas que não são compatíveis com notebooks. Tem até um da Acer, desenvolvido por dois europeus, mas que só funciona em notebooks antigos.
Mas descobri umas coisas interessantes. Tem um comando chamado HLT, que é o que comanda a velocidade e as funções ligar e desligar do cooler. Ele esta no registro do windows dentro de um arquivo *.ini, mas que era inviável achá-lo e editar um arquivo de sistema, pois eu manjo um pouco, não queira correr riscos. Achei também uma mulher que abriu a grade do cooler de um Acer e achou umas fitas adesivas que bloqueiam a passagem do ar, ela disse ter resolvido o problema. Até parece que eu ia encostar uma chave philips em um notebook. Para os corajosos:
http://www.ehow.com/how_4620439_keep-acer-laptop-overheating.html

Por fim, quase 7 horas depois, achei em um fórum norte-americano a pergunta: "Os dual cores esquentam mais mesmo, você já tentou baixar a voltagem deles?" Ai fui rolando página abaixo e estava lá a solução, um tutorial em inglês:
http://www.nordichardware.com/Articles/?page=1&skrivelse=465

Deve fazer um tempo que o cara escreveu o tutorial, pois o software já se desenvolveu bastante se comparado com as fotos que ele põe. Vale a pena ler o turorial (pra quem fala inglês ou usando um tradutor on-line) porque explica a técnica de under-volting (redução de voltagem), quais os benefícios e porque não há nenhum prejuízo no processo.
Com a redução de voltagem indo para os processadores eles trabalham menos e esquentam menos. (não quero me responsabilizar, direi tudo o que eu fiz para reduzir a temperatura, espero que funcione para você tembém.)
Para que eu não coloque nenhum link quebrado, dei upload no software, mas segue também o site do desenvolvedor:

RM-Clock utility: http://cpu.rightmark.org/
Lá tem outros softwares interessantes também, mas esse é o que nos atenderá. Segue agora meu link:
http://www.mandamais.com.br/download/spa5882009184453

O programa não precisa de instalação, basta descompactá-lo em uma pasta e executar.
Em um primeiro momento, não ative a "inicialização automática" com o windows, pois se der algum problema de energia o computador irá resetar. Se esta opção estiver ativada, o windows irá carregar as informações dele e resetar novamente criando um Loop.

No programa você terá acesso a temperatura de seus processadores.
Abra a aba Management, deixe todas as caixas marcadas, menos a que diz "Run HLT comand...", em CPU defaults selection, clique em "Custom P-state" e escolha P-state 0 (a mais baixa). Com isso, quando seu computador estiver em espera, o programa irá monitorar uma forma de deixar a menor quantidade possível desperdício. Esta opção não vai mudar muita coisa quando você estiver jogando, mas ajuda a resfriar depois.
No item Profiles, você tem a VID (Voltagem I. D. [não descrobri o que é]), nos itens 3 e 4 (os últimos), você verá que ele multiplica a voltagem por um valor, no meu caso, respectivamente 9x e 10x. Eu abaixei ambos de 1.2625 para 1.2375. Foi o suficiente pro meu PC não resetar mais.
Isso irá gerar pior desempenho? Provavelmente, já que o Core, com mais energia, iria trabalhar mais. Mas o desempenho só terá diferença em extremo uso, enquanto o Core trabalhar nos outros "index" o desempenho será igual. Eu não notei diferença em momento algum em exigências maiores, nos jogos, extraindo arquivos ou instalando programas. E o importante é que o PC agora permanece ligado.

Reinicie o PC e abra o programa novamente.
Meu computador agora parado trabalha em 40ªC, com um jogo aberto chega a 83ºC, basta dar um alt+Tab e esperar três minutos ou menos para a temperatura cair para 70ºC. Jogos esquentam mesmo, mas agora ele esta em temperatura normal para notebooks (Em desktops a temperatura é derca de 68ºC em jogos).

Eu deixei o programa ativo para estar sempre trabalhando com o windows. Você pode fazer o mesmo ou abrí-lo somente quando for executar um jogo.
Foram 1:40 de Age of Empires III com os recursos gráficos no limite e não passou de 82ºC, eu fui monitorando ao longo do jogo. Antes em 50 minutos o PC já não aguentava e resetava (não sei a qual temperatura). Espero que funcione para todos os outros jogos, pois já cansei de pesquisar no google esses negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário