domingo, 2 de junho de 2013

Ipad com boot loop / travado no logo / systemversion.plist / não liga após mudar a versão do ios

Essa é uma das poucas vezes que eu realmente criei uma solução e com certeza das que eu mais tinha a perder caso não tivesse êxito.

Eu modifiquei um arquivo de sistema do Ipad, o systemversion.plist no desejo de fazer um app antigo funcionar no meu ios 6.1.2. Só que ao desligar e religar, ficou num loop de reinicialização que terminava após algumas tentativas do aparelho em um logo com luminosidade mais baixa, o que encontrei em foruns norte-americanos como logo low dim, fading out, e todos falavam que era impossível de resolver e precisava de uma restauração.

A situação do logo da apple mais apagado ou quando o processo de restauração interno (com uma barrinha em baixo do logo) que trava no meio do processo, são canais de abertura para acesso aos dados do dispositivo, ou seja, você consegue acessar todos os documentos para tentar recuperar o arquivo de sistema e fazê-lo ligar novamente.

Este tutorial pode ser útil para usuários que tenham tentado enganar aplicativos mudando a versão do ios manualmente. As dicas encontradas pela internet para fazer isto funcionar são para ios versões até 5.x.x. Após a versão 6.0.1, mudar manualmente acaba bricando seu dispositivo (iphone, ipod touch ou ipad). Por isso que é um problema mais ou menos comum.
Meu jeito de travar meu ipad foi modificando o systemversion.plist dentro das pastas: /system/library/coreservices.
Se seu procedimento que travou o dispositivo Apple foi diferente, recomendo ler todo o tópico antes de ir realizando os passos e julgar por você mesmo se as informações abaixo podem ajudá-lo.
Se você baixou alguma coisa no cydia que fez seu dispositivo entrar "em coma", tente a tática de reiniciar o dispositivo segurando o botão de "volume +", geralmente funciona. As dicas abaixo são para os que tiveram alguma modificação nos arquivos de sistema mesmo.

- - - - - -
A forma fácil que eu vi algumas pessoas tendo sucesso em fóruns é de pegar o arquivo que você modificou e apagá-lo. O ios já tem um "recovery" que vai reconstruir um novo arquivo com as configurações válidas.

Eu tentei e não tive êxito... Em todo caso, vale a pena tentar por ser muito mais fácil. Para realizar a tentativa, baixe o ifunbox, localize o arquivo e apague-o.
Se não der certo, continue abaixo
 - - - - - -
*Faça backup de todos os arquivos originais que eu vou pedir para que você apague ou modifique.

1º Baixe o ifunbox

Conecte o dispositivo no seu computador com o Ifunbox aberto, na aba "management", você terá acesso a todos seus arquivos pra um eventual backup se para você for necessário.

2º Seu dispositivo tem que ser 6.1.3 ou abaixo (não fiz testes, o meu é um 6.1.2 e funcionou).

3º Expanda a aba de arquivos de sistema e acesse: /system/library/coreservices/systemversion.plist
Baixe o arquivo para seu computador (Não abra pelo notepad).

4ºBaixe o  Ipadrobot - Plist Editor for windows

5º Abra pelo programa acima o systemversion.plist

6º Modifique o XXXXX
por 10B329
7º Modifique a versão X.X.X por 6.1.3

8ºSalve e de upload para a mesma pasta.

9ºAgora acesse: /System/Library/LaunchDaemons

10ºApague os seguintes arquivos:

com.apple.mobile.softwareupdated.plist
com.apple.OTACrashCopier.plist
com.apple.OTATaskingAgent.plist
com.apple.softwareupdateservicesd.plist

11ºClique e acesse o diretório raiz no ifunbox, depois clique em localizar e procure pela pasta: com_apple_MobileAsset_SoftwareUpdate

É possível que você tenha ou não a pasta. Se ela existir, apague o diretório.  

12º Reinicie o dispositivo. (Geralmente por estar travado é necessário segurar o botão home e power juntos por 2 ou 3 segundos, a tela pisca e ele reinicia.)

Agora já deve ter voltado ao normal :D 

Um comentário:

  1. Por favor, volte a postar. Ou será q vc não teve mais problemas? Continuamos a contar com vc.
    Muito obrigada.
    Nina.

    ResponderExcluir