sexta-feira, 5 de abril de 2013

Rede indentificando sem acesso à rede Windows 7

Vários sites explicando como resolver o problema, mas como de costume para o autor deste blog, foi mais complicado que o normal, entretanto foi possível corrigí-lo e é possível que você leitor também o faça sem grandes conhecimentos técnicos.

A razão do problema:
O seu adaptador de rede, apesar do TCP/IP configurado para receber automaticamente o IP, ele não deixa o roteador atribuir qualquer IP. O computador manda uma mensagem para o roteador "me atribua um IP", o roteador atribui um IP sorteado, mas o computador responde "não, pois este IP não está designado para mim, atribua um designado para mim", mas o roteador não tem e a rede fica "identificando" o IP mais adequado para ela que nunca existirá sem uma configuração prévia do roteador.

Solução I:
Em diversos sites achei uma resposta padrão, para desativar o bonjour. Infelizmente o computador que eu estava realizando o manutenção não o tinha. Para verificar e tentar resolver seu problema desta forma mais simples:

 - Tecla do Windows + R
 - Digite: services.msc
 - Procure o bonjour e com o botão direito sobre seu nome o desative.
 - Tente reconectar.

Se deu certo beleza! Se não deu, vamos para o próximo.

Solução II:

No computador que não conecta:
 - Tecla do Windows + R
 - Digite:cmd
 - Digite "getmac"
 - Vai aparecer uma sequência de pares separados por ":", você vai precisar da informação daquela que está conectada, não da que apresenta "mídia desconectada"

  - Em um computador com rede, acesse seu roteador, geralmente em 192.168.1.1 ou 192.168.0.1. Basta digitar estes números em um browser (navegador).
 - Entre com usuário e senha (se você nunca mexeu nisso, tente o padrão admin/admin ou admin/(vazio))
 - Agora procure por definições de rede ou algo do tipo, vá entrando nas abas até achar "DHCP"
 - Neste DHCP, algo como "atribuir endereço de ip automaticamente" estará selecionado. Mas há um campo onde é possível "reservar endereço DHCP". Nesta aba, o IP deverá ser um que está no "range" do seu roteador. Mantenha os três primeiros grupos de números "192.168.0" (por ex.) e altere apenas o último para 11 por exemplo (se possível certifique-se que nenhum outro computador está usando este ip se sua rede for grande) se for na sua casa com meia dúzia de equipamentos sem fio 11ou 111 servirá bem.
 - No campo endereço MAC, coloque a informação que o CMD deu à você.
 - No campo "Nome" digite uma identificação de sua preferência.
 - Guarde as definições.
 - O computador deverá em poucos segundos começar a navegar, mesmo sem reiniciar a rede ou o roteador.

2 comentários: