domingo, 10 de fevereiro de 2013

Ibluever - Ipad /Ipod navegando pela rede do seu celular

Nada melhor do que passar o feriado do carnaval brincando com um Ipad novo que eu ganhei. Como entusiasta que sou, quero utilizar o Ipad até como tapete voador!
Ganhei o tablet no final de semana passado, mas verifiquei que não o compraram com entrada para chip. Meu Ipad antigo tinha, era útil mas eu usava pouco e acabava gastando mais para manter um planinho de navegação do que em beneficios.

As duas formas de ter seu "Idevice" navegando na internet sem ter entrada para chip é via conexão wifi ou conexão bluetooth. Os smatphones de hoje, em sua maioria (em especial se tiverem android), conseguem montar um hotspot wifi para seu dispositivo conectar na rede sem fio e navegar.

Eu tenho um celular que nem 3G é. Sou oldschool quando se fala em celular, tenho um Samsung C6112, que me atende super bem. Mas meu desejo de conectar o Ipad no celular para navegar me fez refletir sobre uma possível compra de um Android. Após esta breve fraqueza passei a pesquizar soluções possíveis no Cydia.

Achei alguns Apps e Tweaks relacionados com bluetooth: Itheter, PDAnet, Theterme, Mywi, etc. E na internet o pessoal que tinha sucesso utilizava ou smartphone, Iphone, blackberry, essas coisas.
Até que eu tentei o Ibluever - o grande gênio que criou o aplicativo disponibilizou uma versão demo para teste antes da compra - Ainda não comprei a versão completa, estou aqui digitando este texto antes que me esqueça de tudo.

- - - - - - - - -
Após uma introdução, vamos ao que interessa. Eu recomendo MUITO que você leia com atenção este texto daqui para baixo antes de pular para as etapas, é bom entender tudo que se passa para você pode corrigir problemas na sua conexão. E o mais importante, as combinações de configuração são diversas e deu para claramente notar que se eu tentar conectar em outro celular via bluetooth, eu teria que mudar as configurações.
Portanto, pedir ajuda para funcionar em "tal modelo" não vai adiantar, pois eu precisaria estar com o modelo em mãos para conseguir tentar as diversas configurações. Então seja paciente, leia tudo e tente você mesmo achar a configuração correta para seu aparelho. Afinal eu usei um domingo inteiro para conseguir funcionar redondinho, quem me dera caisse do céu este tutorial ;D

**********ETAPAS INICIAIS:

1º Verifique quais são os protocolos aceitos pelo bluetooth do seu celular.
O bluetooth não tem compatibilidade universal. Ele possui protocolos, conheça mais na wikipedia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth_protocols
Os protocolos necessários são o DUN ou/e o PAN.
Meu celular tem só o DUN. Para descobrir, jogue seu modelo no Google seguido de "DUN" e "bluetooth", por exemplo: Samsung C6112 bluetooth DUN

Se você tem um deles, podemos seguir, caso contrário eu estou "quase" certo de que não é possível.

 2º Ipad destravado.
Ipad destravado (jailbreak). Com o Cydia. Repo do bigboss (o Cydia já vem com ele), pesquisa por Ibluever e baixa o demo.
O ipad vai dar respring ao instalar. Depois você desliga o aparelho e lga de novo.
(O meu possui o iOS 6.1, funcionou bem)

3º Com o Bluetooth do Ipad desativado: Abre o IblueverDemo
Ativa!
Ativa o bluetooth do seu celular.
Clica em "more" no Ipad
O dispositivo será localizado.

Clica no item relacionado ao seu celular.
É agora que começa a complicar.

**********ETAPA INTERMEDIÁRIA:
- - - - - - -
Meu celular já está configrado com as configurações de conexão GPRS, então quando o Ipad acessa ele por bluetooth, quem faz a "discagem" é o próprio celular. Então bastou eu emparelhar com sucesso que já sai navegando no Ipad.
Minhas configurações foram as seguintes:

Acess poit: (em branco)
Dial number: (escrevi o telefone da minha casa - um número qualquer com 8 dígitos)
Account: (em branco)
Password: (em branco)
Chat script: Default Empty
RFCOMM port: 1

Authentication: Não
Wait for SDP: Não
- - - - - - -

Agora vamos falar das possíveis configurações:


Acess point Dial number User Password
Vivo zap.vivo.com.br *99***1# vivo vivo
Tim tim.br *99***1# tim tim
Oi gprs.oi.com.br *99***1# oi oi
Claro claro.com.br *99***1# claro claro
Brasil Telecom wap.brt.br *99***1# brt brt
fonte: http://www.itouchbr.com.br/2011/01/25/ibluever-permite-o-uso-da-internet-do-celular-no-seu-itouch-ou-iphone/

Chat script: http://apt.if0rce.com/carriers/

RFCOMM port:
Tenta primeiro a automática (padrão), para mim dá mensagem de erro.
Porta 1: Também é automática, mas essa opção funciona.
Porta 2 - 31: Cada uma das portas tem uma função. Para seu dispositivo conectar em outro para utilizar "voz", ele utiliza a porta 3, por exemplo. Para transferir arquivos seria a porta 8, para uma conexão serial, a porta 13, etc. Os valores são só para exemplificar, não sei o que é o que.

Authentication: Pode deixar "não". Afinal quem deve exigir autenticação é o dispositivo que recebe a solicitação e não o que solicita.

Wait for SDP: Não sei o que significa, mas em todas as tentativas com ele ativado eu recebia um "waiting" infinito

Informações de IP: Pode deixar em branco para tentar, afinal o ip é dinâmico e quem fornece essas informações deveria ser a operadora. Em todo caso, se preferir tentar modificar, cada operadora tem uma configuração diferente.

**********ETAPA FINAL:

1º Clique para voltar e sair das configurações
2º Clique novamente no seu dispositivo. Ele vai buscar conectar.
3º Uma mensagem de "Parabéns" aparecerá na tela e tente navegar, deve funcionar por uns 2 minutos, depois o próprio app desativa a navegação or ser um Demo.
Você não vai conseguir utilizar a rede nos aplicativos, por ser um demo. Você vai conseguir utilizar a rede apenas para navegação. A versão completa possibilita que você usufrua do seu Idevice totalmente imerso na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário