quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Configuração do Dlink DI-524 para Access Point - AP

Sou proprietário de três roteadores Dlink do mesmo modelo, o DI-524. Ganhei todos das empresas que me forneciam internet, mas a baixa abrangência da rede Wifi dele e a incompatibilidade com qualquer repetidor do mercado me deram muita dor de cabeça por uns dois anos.

Fico no segundo andar da casa em um quarto que é impossível passar qualquer cabo, a Wifi era minha esperança. Com minhas experiências com este roteador e as constantes perguntas iguais nos fóruns sobre ele, abaixo respondo as mais comuns:

Com duas unidades obsoletas e uma em atividade, perdi bastante tempo procurando um jeito de aumentar o sinal do meu roteador utilizando os outros dois como repetidores do sinal Wifi. Após muita pesquiza não fiquei satisfeito com o que encontrava nos fóruns de que não era possível e comprei um repetidor da linksys, top de linha e referência em compatibilidade. Mas o Dlink não conectava. Alguns bons reais mais pobre resolvi gastar em um pigtail e uma antena de 30DBI, pouco adiantou, o sinal continuou não chegando onde eu precisava.

Nesta segunda compra descobri que o problema eram as paredes e encanamento da minha casa que não permitiam a passagem do sinal. Pois esta antena consegue transmitir o sinal para até 30 metros fora da minha casa (ainda pouco pela antena que comprei), mas não 10 metros no andar de cima.

Fiz um tutorial neste blog de como escolher o melhor canal Wifi, melhorou um pouco a conectividade do meu notebook no meu quarto, e fiquei com uma internet caindo o tempo todo por mais de um ano. Fiquei tanto tempo sem jogar nenhum jogo online que perdi o gosto até :(

Depois deste período, comprei um aparelho da linksys que passa o sinal da internet pela energia elétrica. Contando com um emissor e receptor de sinal, finalmente eu pude aproveitar a Speedy com uma velocidade descente. Minha felicidade repousava em ligar o computador e não ter que sambar com o notebook pelos cantos da minha mesa para pegar a internet sem fio.

Neste fim-de-semana passado resolvi que eu precisava ganhar esta guerra da rede sem fio. Descobri que os modens da Dlink DI-524 podem ser AP, desde que via cabo. Coloquei então eles em série, onde o primeiro continua como roteador e o segundo só repassa o sinal da internet. Me surpreendi que deu tudo certo de primeira e sem delongas. Segue o link passo-a-passo de um pdf da própria Dlink de como fazer a configuração:

http://www.mandamais.com.br/download/7gqg22201124951

Disponível em: www.dlink.com.br (aba suporte>DI524>manuais)

12 comentários:

  1. Salve, colega.

    Sim, caí aqui ao procurar pelos "repetidores" no google, rs. Vou tentar esta sua solução (achei o manual no site da dlink, o seu arquivo deve ter expirado) e vamos ver no que dá.

    Abraço e parabéns, sua idéia do blog é bem bacana!

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!

      A dlink reformulou o site e agora não dá para linkar, deve estar em java. Entretanto continua fácil achar a informação no site deles.

      Excluir
  2. Post Instrutivo tb to nessa busca

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu sei, a dlink reformulou o site e agora não consigo mais linkar, eles estão usando java.

      Excluir
  4. Boa tarde, preciso de ajuda, sou novo como usuário da internet! Tenho um modem 3g da vivo, conectei no meu pc ( windows XP ), comprei um roteador wireless D-LINK DI-524, e quero enviar sinal para minha smart tv. Meu celular até capta o sinal do roteador, porém, n tem conecção com a internet.
    Teria como me ajudarem a resolver essa situação, pois sou um tanto leigo no assunto, e vc´s já são mestres... Agradeço a atenção... Henrique Marília- S.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, isso que você quer fazer não é possível. O modem faz seu computador navegar, mas você não consegue mandar sinal para oroteador pelo computador. Deve ter um jeito (pra quase tudo tem), mas com certeza bem mais complicado que apenas plugar os cabos.

      De forma bem clara, o plug de rede do computador só recebe sinal de internet, não manda.

      A melhor forma para você ter exito é mandar o sinal de internet por um dispositivo sem fio do seu computadorPara isso pesquisa no google por "compartilhar internet pela rede wifi". Você vai achar um tutorial onde seu computador pega a internet do wifida vivo e compartilha via wifi. Já fizisso mas não lembro exatamente como, mas garanto que não é difícil.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Se o modem 3g é usb vc precisa conectar o wireless di-524 na porta ethernet do note, e compartilhar a conexão do 3g (com certeza deve ser do tipo dial-up) que conecta na hora!!!!

      Excluir
  5. Pesquisando entrei no seu site.

    o link atual do manual é:

    http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DI-524/MANUAIS/DI524_ACCESS_POINT.pdf

    Att.

    José Jr.

    ResponderExcluir
  6. alguem de vcs sabem como me ajudar? Meu roteador DI 524 DLINK,nao quer rotear o sinal ,aparece cabo de rede desconectado ,mas nao esta e eu ja testei com outros cabos mas nao é o cabo, e as luzes do roteador funcionam normal quando conectado cabo. Sera que pode ser virus, ou algum hardware faltando?

    ResponderExcluir
  7. Com as contantes dúvidas sobre o mesmo fato em um mundo tão voltado para a tecnologia a única maneira é esta rotear o sinal via cabo e sem mais? Será que não há nenhuma modificação sistêmica para que este aparelho possa funcionar via wifi e servir como repetidor?

    ResponderExcluir