quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Desmontando a Time Machine 2 e arrumando o HD

42LB9RTB é o modelo do meu televisor, mas o procedimento para qualquer time machine é o mesmo.

Em maio meu HD parou de funcionar, não coseguia pausar a programação e nem acessar meu programas gravados. Arrumei modificando o firmware do televisor, e fiz um tutorial de como fazê-lo neste blog, mas o problema no meu HD era mais sério e voltou alguns dias depois a me importunar. A falta de vontade de tirar a televisão da parede me atrasou para arrumar o HD e fiquei usando ela sem as funções time machine.

Como o problema é bem comum nos televisores achei, buscando no google, pessoas que abriram o televisor e substituiram o HD, em uma foto na internet percebi que a conexão entre a placa mãe do televisor e o HD era sata tradicional. Então resolvi me aventurar a consertar meu HD com o auxílio de um computador de torre e placa mãe com suporte a HDs sata, ou ao menos diagnosticar o problema no HD para saber se ele estava condenado mesmo e eu teria que comprar um novo.

O processo é bem simples, recomendo a todos que tenham umas três horas livres (dá pra fazer em 40 minutos, o resto do tempo é para ver televisão e testar o HD antes de montar tudo de novo), para aqueles que não tem tempo, saco ou paciência, uma pessoa com conhecimento médio de informática faz o serviço, não é necessária uma assitência técnica ou autorizada LG.
Alerto que infelizmente o problema tem grandes chances de voltar, pelo que verifiquei é um conflito que ocorre no HD enquanto armazenando dados e o software da televisão é muito simples e não consegue contornar o problema. Como a maioria das pessoas usam as funções de "time" e gravação do televisor raramente, o problema tem menores chances de aparecer e aterroriza os proprietérios que usam bastante estas funções. O que implica em nada por parte da LG como se o problema fosse isolado.
Destaco que nosso televisor teve em Agosto de 2010 um recall para substituição de capacitores, pois detectaram um problema que faz o televisor demorar para ligar e desligar podendo até deixar de funcionar.
Próxima vez eu compro uma Semp Toshiba com 40 anos de garantia.

Informações adicionais:
-O HD interno é samsung Sata, o que me fez insistir em arrumá-lo. Se fosse uma marca qualquer iria culpar o fabricante.
-O HD tem 80GB aproximadamente. Você pode trocar se preferir, o televisor terá mais horas de gravações com um HD com mais memória.

- Desmontando o televisor:

Apoie a tela de LCD na mesa virada para baixo. Os parafusos estão quase todos em volta do televisor, três no centro (perto das entradas de RCA, HDMI) e um perto do logo, no centro também. A tampa traseira sai com extrema facilidade.
* Quando for montar a TV, não faça muita força nos parafusos. Como ela esquenta e esfria muito, dilantando e contraindo o material, um parafuso muito apertado pode significar trincas no aparelho.Foto da televisão desmontada:


Você vê na imagem uma placa verde e uma amarelada. Abaixo da placa amarelada há uma caixinha com dois cabos, um vermelho grosso e um outro com fiozinhos menores e coloridos. Abra esta caixa (6 parafusos no total), retire o HD e os cabos.

- Plugando o HD no computador (se você já sabe fazer isso, pule para a próxima etapa)

Abra um computador de torre, de preferência recente. Se você ver um cabo vermelho igualzinho ao do televisor, você tem um HD sata no seu computador, basta tirar o cabo do HD do seu computador e o outro com fiozinhos coloridos e colocar no HD do televisor, os encaixes são universais.

Se seu computador for antigo você vai ter um HD ligado na placa mãe por um cabo cinza e grosso, IDE. Esse não é compatível. Procure um outro computador para fazer a manutenção.
Se você só tem notebook, a única opção é comprar um adaptador sata para fazer o serviço sem desmontar nada.
Eu retirei o HD original do computador e coloquei o do televisor, liguei o computador e uma tela preta mostrava a falta de um sistema operacional (claro), e denunciava que o formato de arquivos que a TV usa não é igual ao do Windows (que usa NTFS, FAT e FAT32) - mas isso em um primeiro momento.

Foto do HD instalado no meu PC de torre:


- Formatando o HD

Coloque no computador um Cd do WinXP e espere carregá-lo (provavelmente vai pedir para você apertar uma tecla).
Três minutos depois aparecerá uma tela de fundo azul com algumas instruções simples que você usará e um quadro logo abaixo com os seguintes dizeres (os valores são aproximados porque varia entre HDs, não me lembro ao certo):

C: 128MB (FAT ou FAT32) (0 de espaço livre)
E: 78000MB (formato de arquivo desconhecido) (78000 de espaço livre)
F: 1023MB (formato de arquivo desconhecido) (0 de espaço livre)

- Etapa recomendada, mas não necessária:

(aqui você verifica se o problema seu é no HD, fazendo necessária uma substituição ou com assistência técnica para arrumá-lo)

Em um primeiro momento apaguei as três partições e criei uma NTFS e instalei o XP, fui até o final da instalação e usei um pouco o computador com o HD, para ter certeza que o HD estava ok e que o problema era o televisor. (não é necessário, mas recomendado) Fui em Meu computador > clique com o botão direito do mouse sobre o HD > propriedades > ferramentas > verificar agora.
Procurei por erros no disco (por mais de uma hora) e não achei nada, o HD estava ok.
Reiniciei o computador com o CD do XP ainda dentro e voltei para a tela azul:

C: 80000MB (NTFS) (77980MB de espaço livre)

Apaguei esta partição. Pluguei no televisor e ele voltou a funcionar com o HD por uns 2 minutos e travou de novo. Feito todo o procedimento de instalar o HD e entrar no menu de formatação do WinXP, me deparei com o mesmo formato de arquivos e espaços determinados.

- Formatando o HD II

Em ordem:
A partição com 128MB, a formate com o sistema de arquivos FAT32.
A partição maior de 70 e poucos GB deixe como está.
A partição de 1GB e pouco, delete-a apenas e deixe como espaço não particionado.

Desligue o computador, retire o HD, plugue no televisor e teste o HD fazendo gravações e pausando a programação. Depois de quase 3 horas gravando programas, avançando e retrocedendo a programação, desligando e ligando o televisor com frequência, tudo estava em ordem, funcionando como nova.

- Se não funcionar

Plugue o HD no computador novamente, faça a etapa recomendada e depois:
Entre no menu do CD de formatação do XP, apague todas as partições, coloque o HD no televidor. Se não voltar, refaça a etapa "formatando o HD II".
Uma hora vai voltar. O erro do HD acontece porque o televisor escreve muito rápido as informações no HD e passa incorretamente alguns dados, criando o conflito. Tanto que a formatação do HD pelo televisor ocorre em 10 segundos.

3 comentários:

  1. Tentei baixar o firmware para a TV LG 42lb9rtb e o link está quebrado! Pode me ajudar por favor?

    Obrigado!
    Leandro - franco.fonseca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer sua postagem, obrigado!
    Eu estava com problemas no HDD da minha Time Machine II 32, não acessava, nem formatava mais o HDD. Depois de ler sua postagem, desmontei a tv, retirei o HDD antigo, fiz testes, depois de ter certeza que estava com problemas, troquei por um HDD novo, com mais capacidade de armazenamento, 500 GB, liguei a tv e deu tudo certo. O HDD voltou a funcionar, gravar, funcão control, e até a USB que havia parado de funcionar, só com a troca do HDD, também começou a funcionar de novo. Mais uma vez obrigado pelas dicas. Gostei da sua iniciativa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lobo

    Para instalar este novo é necessário formatar ou gravar algo nele ou é só montar do jeito que eu comprei?

    Nanau

    ResponderExcluir