sábado, 1 de agosto de 2009

Expresscard x PCMCIA / Cardbus

Trabalhando há alguns anos com dispositivos para notebook, é muito comum a confusão de clientes meus entre os dispositivos PCMCIA e Expresscard. O mais recorrente é não saber que existe expresscard e assumir que seu notebook tem uma entrada PCMCIA.

Se você achou este blog, provavelmente você já se confundiu e estava a procura de uma resposta para esse expresscard que você acabou de descobrir que tem no seu computador ou talvez um vendedor que esta procurando especializar-se no que vende. A confusão ocorre entre vendedores de notebooks, grandes lojas (certa vez a submarino estava com a descrição errada e confundiu um comprador meu) e até técnicos.

Outro dia queimou a porta RJ45 (a de rede) do computador do meu pai (caiu um raio na rede telefônica que queimou o roteador dele e esta porta). Ele me falou enquanto conversávamos, sem ele saber que existe uma solução para o problema dele muito mais em conta do que reparar a placa mãe em empresas de reparo que cobram o olho da cara. Assim como a maior parte dos usuários de laptops, ele não sabia o que era aquela "portinha" na lateral do notebook, e lhe dei um expresscard com porta RJ45.

Antes de eu começar, as explicações que você verá abaixo são práticas, não darei comparativos de velocidade ou desempenho, pois isso não depende apenas do slot utilizado, mas na tecnologia aplicada no hardware que você irá plugar. Há por exemplo PCMCIA genérico e PCMCIA NEC, Expresscard genérico e Expresscard Texas Instruments. A utilização do Sistema operacional Vista ou XP (este segundo extremamente recomendado frente ao primeiro na utlização destes cartões).

Para achar pesquisas mais aprofundadas e especificações técnicas, você deverá buscar pelo google mesmo. Abaixo é um guia simples para usuários comuns.

- - - -
PCMCIA significa (Personal Computer Memory Card Internationa Association). Inicialmente foi desenvolvido para expandir a memória Ram dos notebooks, pois nesta década (90) com 2 MB de Ram você tinha dificuldade de rodar alguns softwares, podendo com a PCMCIA expandir a capacidade. Ressaltando que hoje um sistema atual tem cerca de 2000MB de RAM.

Entretanto o barramento foi utilizado para expandir a conectividade dos notebooks, passando a se chamar PC CARD (sinônimo encontrado em manuais que muitas vezes confunde o usuário; o nome é apenas para diferenciar empresas desenvolvedoras). Em uma época que não haviam pen drives, haviam cartões PCMCIA com alguns megas de memória que você podia plugar em máquias e acessar informações no seu computador. Tal recurso é ainda utilizado para alguns teclados profissionais e máquinas de fotocópia, por exemplo.

Mas a conectividade não para ai. Com os cartões PCMCIA certos, é possível conectar controladores de automação, redes sem fio, dispositivos USB (para notebooks sem portas USB), bluetooth, projetores, filmadoras e câmeras profissionais, etc. Hoje os notebooks já vêm com a maior parte das portas mais comuns (serial, usb, VGA, RJ51, RJ11, etc.) e dispõem de pcmcia apenas para complementar, se necessário com algum outro dispositivo.

O ponto forte dessas placas frente aos adaptadores USB e a algumas expresscard é que o hardware plugado é reconhecido como físico, ou seja, reconhecido pelo computador como se fizesse parte integrante do computador, não como um adaptador.
Adaptadores são virtuais e muitas vezes incompatíveis com dispositivos que demandam muito do computador. Um controlador CLP (automação) ou hard-lock são exemplos de dispositivos que não se adequam a dispositivos virtuais (adaptadores USB).
Para uma comparaçao prática: Imagine um quarto com 10 pessoas e 5 portas. Cada pessoa carrega uma informação que deve ser passada para o quarto ao lado, que tem estas mesmas 5 portas de acesso. A PCMCIA irá oferecer 5 portas, de forma que as pessoas passarão ornenadamente pela respectiva porta conforme a informação que elas carregam. Já a Virtual irá dispor uma porta, de forma que a informação irá passar, entretanto não ordenadamente e não pela sua respectiva porta.
Então temos dispositivos que não necessitam de informações trafegando de forma ordenada, onde um dispositivo virtual esta ok e dispositivos que necessitam de informações trafegando organizadamente.

Saiba que PC Card e Cardbus são sinônimos para PCMCIA.
PCMCIA type I são PCMCIA com 16 bits de dados, PCMCIA type II são PCMCIA com 32 bits de dados e PCMCIA type III são placas fisicamente diferentes (mais grossas) e de 32 bits de dados. Atualmente se encontra PCMCIA Type I e II, a tipo II é compatível com a tipo I também, entretanto o fator não é recíproco.

Para iniciar a explicação das expresscard, olhe a seguinte imagem:



Nas duas primeiras imagens você vê são as Expresscard disponíveis no mercado e a última é relativa a uma placa PCMCIA.
Os computadores compatíveis com as expresscard 54mm são compatíveis também com as de 34mm, o contrário não ocorre. Mas se o seu computador tem uma entrada de 34mm, não se preocupe, não existe nenhuma expresscard de 54mm que não esteja disponível em 34mm. Para ser sincero eu conheço a expresscard desde quando ela começou a entrar no mercado e nunca peguei em uma de 54mm.

Certa vez um cliente me perguntou: "Você não tem expresscard de 54mm, tenho medo da 34mm ficar solta", pode ficar tranquilo que as duas trabalham da mesma forma e fisicamente estarão bem seguras em seu computador. (ele comprou a de 34mm e ficou satisfeito)

O motivo de terem trocado a PCMCIA e estarem atualmente utilizando a expresscard, são a tecnologia envolvida nesta segunda, podendo oferecer compatibilidade para os dispositivos mais tecnológicos do mercado e preço de produção reduzido. Eu particularmente acredito que preço seja o único e real motivo da substituição, uma vez que há dispositivos que trabalham tão bem quanto nos dois sitemas e alguns que só a PCMCIA trabalha.
O que ocorre hoje é que alguns componentes não estão disponíveis em PCMCIA, mas apenas em expresscard. Atualmente com a expresscard o usuário tem as mesmas facilidades que com a PCMCIA, ou seja, várias portas e tecnologias aumentando a compatibilidade do notebook.

Se você tem algum dispositivo PCMCIA (Vivo ZAP é o mais recorrente) e quer plugar em seu computador com entrada expresscard ou em seu computador desktop, existem adaptadores para ambos.

Vale ressaltar que a expresscard é também conhecida como PCI express.
- - - - - - - - - -
Não sei se meu notebook tem PCMCIA ou Expresscard

Se você olhou no manual e consta algo genérico como "cartão de expansão" (esses dias eu estava procurando para um cliente a especificação do notebook dele e a Dell me veio com essa informação hiper-precisa), há um teste físico e simples para ser feito:

Pegue uma régua e insira no slot, verifique se nos dois lados do slot a régua vai até o fundo. Se ela for, é PCMCIA. Se você encontrar algum obstáculo em alguma parte da porta (para encaixe da expresscard 54 - vide foto acima) seu computador é compatível com expresscard.
- - - - - - - - - -
Preciso conectar meu computador a um dispositivo com porta X e o adaptador USB não serve.
Tenho um PCMCIA e quero usar no meu slot expresscard

Manda um e-mail para lhama@uol.com.br que eu lhe ajudo com o que você precisar. Para compradores, tenho os drivers, dou suporte para instalação, garantia e lhe indico o melhor dispositivo e driver para utilizar em cada situação.


Fontes:
http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap3-9
http://www.expresscard.org/

E muito do que eu aprendi trabalhando com isso.

11 comentários:

  1. Galera, estou satisfeito com os e-mails que recebo referente a este tópico. Ora perguntas, ora elogios, solicitações, etc. Mas no assunto do e-mail, procurem não colocar palavras como: contato; pergunta; duvida - entre outros apenas. Pois, eu recebo rios de Spam neste e-mail e uma mensagem com o assunto genérico pode passar batido por mim.

    []´s

    ResponderExcluir
  2. preciso de ajuda tenho uma camera sony SNC RX570, comprei o kit wireless com antena, fonte e um cartão de rede wireless SNCA CFW5, porem ele precisa de um adaptador PCMCI Type II e não estou encontrando para comprar. Voce tem alguma indicação de onde posso encontrar este adaptador

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana,

    Existe um adaptador sim, deixe seu contato para eu lhe passar mais informações.
    Entretanto pelos dispositivos pcmcia que você disse ter, talvez seja mais barato trocá-los por dispositivos expresscard.

    ResponderExcluir
  4. Olá: tenho um notebook Positivo Firstline FL197 que veio c/ Vista. Mês passado troquei o SO p/ W7 e tudo ficou uma beleza. Ocorre que, das 3 entradas USB, duas ficam exatamente acima da ventilação do note, e eu acho que deixar um pendrive ou um HD portátil conectado nestas entradas poderia atrapalhar a ventilação, além de talvez aquecer o pendrive ou o cabo do hd portátil. Como este note tem um slot p/ expresscard 54, pretendo colocar um cartão destes c/ 2 portas USB 3.0. É só plugar e pronto ou necessita de um driver específico? Como faço p/ o note reconhecer que tenho uma expresscard54 instalada? Outra pergunta: uma conexão destas (expresscard 54 c/ 2 USB 3.0) permite uma velocidade muito maior no tráfego de dados entre um HD externo (c/ 3.0 tb, é claro) e o notebook? Agradecido pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Geralmente o notebook vai reconhecer automaticamente a expresscard. Mesmo assim, o expresscard sempre vem com um cd com os drivers. Quanto a velocidade de transferência de dedos você não notará diferença. Funciona como uma porta nativa do seu notebook.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Olá: Tenho um notebook Positivo Firstline FL197 que veio c/ Vista, RAM=1GB e HD=80GB. Troquei o HD por 500GB, troquei a RAM por um pente de 2GB e instalei o W7. Tudo funciona maravilha, só que decidi colocar um expresscard 54mm c/ 2 portas USB 3.0 (comprei um da marca AKE, vendido no ML). O note tem local p/ isso, é só retirar o cartão falso e colocar o novo. Ocorre que, quando coloco o expresscard (com o note ligado) a tela fica toda preta e não acontece mais nada. Desligo o note no dedão, tiro o expresscard, ligo o note e tudo continua bem. Na BIOS não tem nada sobre ativar/desativar expresscard, mas tem (na sequencia de boot ativos) um "Legacy Network Card", que creio não ter nada a ver com isto. Será que tenho que instalar o driver primeiro (ou rodar o .exe que vem no cd de instalação)? O note não deveria reconhecer o novo hardware automaticamente? Como faço p/ instalar este expresscard? Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Adicionalmente, quero dizer que não encontrei o manual do meu note. vou procurar no site da Positivo e ver o que está escrito acerca desta porta. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Olá novamente: nem me lembrava que tinha postado anteriormente, mas como anônimo. Veja acima. Somos a mesma pessoa. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Olá novamente: estive pensando numa coisa: será que, por eu nunca ter plugado algo no slot do expresscard (já são mais de 2 anos de uso do note, sem expresscard), os contatos teriam oxidado e, ao inserir o expresscard, não tenha havido contato elétrico suficiente? Existe esta possibilidade?

    ResponderExcluir
  10. Muito esclarecedor seu blog! Muito obrigado mesmo!!! Quebrou uma floresta inteira, não apenas um galho! Você está de parabéns pelo altruismo e a cooperação!!!! Abraço!!!

    José Magalhães - http://82719453.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde pessoal!
    Somente hoje em 4/03/2017 vi que havia um blog do meu filho Leandro e que não foi mais atualizado com outros assuntos....
    Motivo que o Leandro faleceu em um desastre de moto em 07/09/2013 na Castelinho em Sorocaba.
    Agradeço a todos que visitaram o blog de meu filho.
    Abraços

    ResponderExcluir