segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pendrive chinês

Nos últimos dois meses me esforcei para achar uma solução que não existia em lugar nenhum. entre várias tentarivas, cada hora meu pen drive estava dando um problema diferente: Os seguintes erros eram comuns: "Tamanho da unidade de alocação padrão"... (alguma coisa que eu não lembro); "o windows não conseguiu completar a formatação"; "o disco esta protegido contra gravação" (esse último era de morrer).

O que aconteceu foi o seguinte: Comprei no exterior 4 pendrives de 16gb sem marca por uma bagatela, com um chinês. Como todo chinês vendedor, nenhum deles sabe bem o que esta vendendo, seja com qualquer dispositivo ou o que for. Você comprador, certamente sabe mais do que ele. Enfim, não posso culpá-lo já que ele nem imaginava que os seus milhares de pen drives negociados on-line iam dar problema, pois certamente eu não fui o único, como segue o texto abaixo. Mas ele é culpado de fazer mal o seu trabalho.

Dos quatro, três eu vendi e fiquei com um. Os erros comuns (e que você que leu até aqui deve ter esse problema também) são arquivos corrompidos, arquivos que se dividem em milhares de fragmentos com um nome muito estranho, impossibilidade de formatação pelo windows ou de deletar arquivos no pen drive, etc. Não culpe seu computador e o dispositivo de remover hardware ou seu amigo de arrancar o pendrive (ninguém sabe, mas tecla do windows +pause break ->hardware->gerenciador de dispositovos->propriedades do pen drive - lá a opção de "remoção rápida" esta ativada, ou seja, pode colocar e tirar quantas vezes quiser que não vai queimar nada, é só não estar executando nada do pendrive quando o fizer).

A culpa é dos chineses gananciosos, eles pegam pendrives (geralmente de 1gb), dão uma maquiada nele com algum software maluco e o pendrive passa a ser reconhecido com 7,2gb ou 15,9gb, etc. Ai quando você chega perto dos 2GB é que os problemas se tornam mais recorrentes. Ralei para encontrar os programas pela net, e a maioria deles estava em um fórum que diz praticamente tudo que disse acima e tinha mais da metade dos softwares de qualidade que encontrei para os testes.

Com os softwares é possível descobrir qual o chipset (marca e modelo) do seu pendrive e qual a real capacidade dele, formatar com a capacidade real, descobrir quanto dos blocos dos seus GBs falsos realmente aguentam alocar arquivos. Dessa forma o meu que foi vendido com 16GB e tinha o chipset de 1GB, consegui formatar para aguentar 2GB, pois um dos programas acusou que ele tinha essa capacidade.

O único programa que eu achei tosco e não coloquei é um da HP que em vários fóruns eles indicam para formatar, pode ser que funcione para pendrives que estão mais ou menos, ou probleminhas simples. Mas o meu estava em estágio terminal de nem aparecer o disco lá no "meu computador".

Por fim, gostaria de agradecer a um fórum que não me lembro qual, até colocaria o link... Ao guiadohardware por uma matéria de falsificação de pendrives e a Info, achei uma informação importante lá que não me recordo.

Programas:

UD tools - Detecta o chipset do pendrive e formata com o chipset e o tamanho corretos
http://www.mandamais.com.br/download/9rua226200951354

ChipGenius - Detecta qual o firmware do se pendrive (caso o programa acima não resolva), ai o firmware você deve buscar na net
http://www.mandamais.com.br/download/afqz226200951719

H2test - Programa que simula ocupar todo o espaço do seu pendrive para verificar a real capacidade dele.
http://www.mandamais.com.br/download/izk8226200951945

MP tool - Faz o mesmo que o UD tools, nunca testei porque o Ud já funcionou comigo.
http://www.mandamais.com.br/download/55n0226200952514

4 comentários:

  1. Parabens, um ótimo Post, para descobrir o chip e a capacidade, do pendriver eu verificava, pelo próprio Gerenciador de Dispositivos, mas um software como esse ajuda e muito, principalmente, para muitas pessoas na internet com dificuldades em TI. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eros,

    Obrigado pelo apoio. Procurei bastante na época para achar estes programas, o sucesso do meu blog é muito centrado nesse post, os softwares até foram disponibilizados à venda no mercadolivre (o que é uma pena), mas mostra que são bem eficientes.

    Com mais de mil downloads ao menos alguém receonhece o trabalho, seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  3. Ola, achei teu Post muito interessante mas infelizmente ainda não consegui resolver meu problema. Minha PEN do nada virou para o formato RAW, o windows sempre a reconhece mas não me deixa formata-la por que diz que a mesma se encontra bloqueada ou coisa assim. Com programas de recovery consgui recuperar todos os arquivos que estavam nela mas agora gostaria de faze-la voltar a vida util. Ja tentei de tudo que vi pela net, muitas pessoas com o mesmo problema que parece ser bem frequente estão sempre dizendo que conseguiram resolver o problema deles com estes softwares que ja tentei de tudo e nada na minha. Os programas que citastes, o primeiro parece ser bom mas meu antivirus sempre apaga algo nele acusando virus e tal. Poderia ajudar-me de alguma forma?

    Waitson Wesley Moreira
    waitsonw@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Com o GParteid vc consegue formatar ele para o formato FAT32

    ou com esse programa que ele falou o UD tools que vc pode baixar também aqui:

    Mas para fazer isso foi necessário baixar este programa que disponibilizo aqui:

    Servidor 1) http://depositfiles.com/files/y507c34c2
    Servidor 2) http://migre.me/cbiiE

    ResponderExcluir